Our story
Sobre mim
FRANCINE FERREIRA CRP 04/52525
Formação
Graduada em Psicologia pela PUC Minas em 2018, atuo com o Transtorno do Espectro Autista desde Julho de 2016, quando comecei me interessar pelo tema. Desde então, iniciei o atendimento a esse público em estágios extracurriculares. Atuei como também como acompanhante terapêutica realizando atendimentos domiciliares e, posteriormente, em escolas em Belo Horizonte.
Estágios
Além disso, atuei em diversos estágios voltados para o atendimento infantil, como Avaliação e Estimulação Cognitiva; Intervenções Psicoeducativas (com foco no atendimento psicopedagógico); Psicodiagnóstico Infanto-Juvenil e Treinamento de Pais. Também me interessei muito pela Neuropsicologia ao longo da minha formação, sendo estagiária por dois anos em uma clínica de Neuropsicologia onde continuo atuando após minha formação. Ao longo deste tempo na clínica tive a oportunidade de aprender sobre diversos instrumentos/testes psicológicos e neuropsicológicos e sua aplicação, bem como sobre a confecção e a elaboração de relatórios neuropsicológicos e suas implicações na vida do paciente e sua família. Essa experiência me proporcionou embasamento, experiência e capacitação técnica para minha atuação.
Autismo e Infância
O interesse pelo trabalho com as crianças (típicas e atípicas) sempre permeou minha trajetória profissional. Atuo com crianças desde 2016, quando iniciei estágios na área ainda na faculdade. Também fui pesquisadora voluntária na pesquisa de Doutorado “Dificuldades persistentes de leitura em português e sua relação com outros transtornos do desenvolvimento: o papel do processamento fonológico, da velocidade de processamento e da inteligência verbal e não verbal”.
PUC Minas
Como monitora na clínica de psicologia da PUC Minas consegui entender todo o funcionamento de uma clínica, desde os procedimentos administrativos até os registros documentais e, claro, pude desenvolver minha escuta clínica ao longo de outros estágios de psicoterapia, voltados para o atendimento clínico. Minha atuação não abrange apenas o público infanto-juvenil. Atuei em estágios de Avaliação Psicológica; Avaliação Psicológica na Área de Segurança (para manutenção do porte de arma de fogo); Saúde Mental no Trabalho e Intervenções com Idosos.
Na clínica, meus atendimentos são orientados pela Terapia Cognitiva Comportamental. Como Acompanhante Terapêutica, o foco é a intervenção precoce visto que na primeira infância as crianças estão em processo de neurogênese (desenvolvimento de novos neurônios) e sinaptogênese (conexão entre os neurônios/sinapses).