ACOMPANHANTE TERAPÊUTICO


O Acompanhante Terapêutico é o profissional que se desloca para acompanhar o paciente em sua casa, escola ou em outros espaços. Pode atuar na saúde ou na educação, visando promover o desenvolvimento da autonomia e da sociabilidade de seu paciente. O Acompanhante Terapêutico pode atuar no acompanhamento de crianças ou pessoas no Transtorno do Espectro Autista e também com pessoas com sofrimento mental e/ou transtornos psiquiátricos.

Transtorno do Espectro Autista

Um A.T. na atuação com pessoas no Transtorno do Espectro Autista varia de acordo com a idade do paciente e as demandas que se apresentam, visto que se alteram ao longo da vida. Com as crianças, tem como objetivo facilitar sua aprendizagem na execução de suas atividades, superando eventuais dificuldades, desenvolvendo autonomia e substituindo comportamentos disfuncionais por outros que sejam funcionais. Nos adultos, as demandas são avaliadas para definir as intervenções mais adequadas às suas necessidades atuais.

Na escola, um A.T. media as interações entre o aluno/paciente com os professores e colegas, facilitando sua participação nas atividades pedagógicas e sociais. O A.T. oferece ferramentas para que o aluno entenda o funcionamento do ambiente e as demandas a serem cumpridas, sempre focado na autonomia do paciente.

Saúde Mental

Na atuação com pessoas em sofrimento mental, o A.T. surge como uma ferramenta para auxiliar a autonomia e a reinserção social da pessoa, visto que o sofrimento psíquico intenso pode contribuir para o isolamento destas e também dificultar a condução de sua vida e projetos.

AGENDE UM ATENDIMENTO


AUTISMO

É um tratamento do Neurodesenvolvimento caracterizado por alterações significativas nas interações sociais, comunicação e linguagem.