O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits persistentes na comunicação e interação social, em diversos contextos, e padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Assim, podem haver déficits comportamentais e cognitivos. A intervenção objetiva superar ou minimizar atrasos no desenvolvimento, estimulando a independência e autonomia das crianças no espectro.
Os déficits nos comportamentos comunicativos, verbais ou não verbais, estão ligados à anormalidade no contato visual e linguagem corporal. Logo, podem haver dificuldades na interação social pois dificulta a compreensão e o uso de gestos, influenciando na percepção e reprodução de expressões faciais. Também pode trazer prejuízos na reciprocidade socioemocional, havendo dificuldade em estabelecer conversas, compartilhar interesses ou responder a interações sociais. Há dificuldade em adequar o comportamento a diferentes contextos sociais, compartilhar brincadeiras imaginativas e simbólicas e nas interações sociais, especialmente com crianças de mesma idade ou idade próxima.
A intervenção irá auxiliar a criança a superar essas dificuldades ou prejuízos, por meio de brincadeiras, jogos, atividades e recursos terapêuticos. A ludicidade e interesse da criança são usados para como estímulos motivadores e reforçadores para as crianças.
AGENDE UM ATENDIMENTO
ACOMPANHANTE TERAPÊUTICO
O papel de um Acompanhante terapêutico na atuação com pessoas no Transtorno do Espectro Autista é auxiliar a autonomia e a reinserção social do paciente.